Foto: Pedro Piegas (Diário)
Você tem um óculos de grau em casa que está sem uso? Que tal destiná-lo a quem precisa enxergar melhor? Uma campanha criada pelo consultório itinerante de oftalmologia do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) está arrecadando armações de óculos para encaminhar a crianças, adolescentes e adultos atendidos no local.
Os pacientes fazem parte dos programas Saúde na Escola, que atende alunos das escolas públicas da cidade, e do Brasil Alfabetizado, que alfabetiza jovens, adultos e idosos. Nas consultas, que ocorrem em um contêiner amarelo em frente ao Pronto-Socorro do Husm, são identificados os problemas de visão e confeccionados os óculos de grau.
Antes, todo o material era fornecido pelo governo, só que há um ano as armações acabaram e não havia licitação para a compra. Para evitar que o projeto ficasse parado, a equipe do hospital se mobilizou e criou a campanha. Até hoje, quase 200 pacientes foram beneficiados com as doações.
- Até mesmo as armações que estão quebradas ou com algum defeito são úteis para nós, porque às vezes um paciente chega com um óculos quebrado e conseguimos retirar peças das doações. Óculos é uma coisa cara, que infelizmente nem todo mundo tem condições de comprar, por isso é tão importante essas doações - explica a técnica em óptica Adriéli Delavi Freitas.
Saiba mais sobre o projeto no vídeo:
COMO AJUDAR
São aceitas doações de óculos para todas as idades, mas a maior falta é armações para crianças de 4 a 10 anos. Também é possível doar flanelinhas para limpar as lentes dos óculos e estojos.
Os pontos de coleta são:
- Consultório itinerante (em frente ao Pronto-Socorro do Husm)
- Unidade de Comunicação do Husm (térreo do hospital, que fica na Avenida Roraima, 1000)
- Escola Marista Santa Marta (Rua Irmão Cláudio Rohr, 150, Nova Santa Marta)